-->
Volte ao topo

   1 de setembro de 2012

Mozilla Firefox Aurora

O Firefox ganhou uma nova versão estável e inovadora do navegador.





Se o Mozilla Firefox foi atualizado, isso significa que versões novas continuam a caminho. Quem acaba de entrar em versão Alpha, ou seja, a fase mais inicial dos testes, é a 17ª versão do navegador da Raposa, que traz algumas melhorias visuais e pouca coisa realmente perceptível a uma simples navegação.

Vale lembrar que o uso de programas em fase de testes e é desaconselhado para produção, ou seja, jamais substitua uma versão estável por esta. Isso acontece porque ele ainda está vulnerável e sujeito a falhas de segurança e também a problemas com travas e bugs, que sempre são corrigidos para o lançamento da versão final.


Retoques na segurança e na navegação, bem como aprimoramentos no consumo de memória, são os primeiros destaques. Mas é claro que, até o lançamento da versão final, mais novidades serão adicionadas ao Firefox 17.



Complementos mais seguros


Outra novidade a caminho é a segurança. O Firefox já foi muito criticado por brechas deixadas por add-ons instalados, o que causa alguns transtornos. Pois o cerco sobre este tipo de problema está cada vez maior, com os desenvolvedores trabalhando firme para oferecer um browser bonito, rápido e cada vez mais seguro.

Veja a estrutura de uma página


O Aurora possibilita que você veja uma espécie de estrutura em três dimensões de uma página da internet. Essa função foi lançada anteriormente por meio de um complemento chamado “Tilt” e requer compatibilidade do computador com o WebGL para o funcionamento. A ferramenta é integrada à Inspeção de Página do navegador.
Para ativar essa visualização alternativa, clique com o botão direito do mouse e escolha “Inspecionar elemento”. Em seguida, observe que há uma barra de ferramentas na parte inferior do browser. Nela, clique no botão “3D”. Uma vez ativada, a “inspeção” pode ser controlada pelo mouse, por meio de “clicar e arrastar”, ou por atalhos de teclado.
Não há limite do que pode ser feito: girar, virar, trocar a orientação, mostrar a página pelo “avesso”, somente as bordas – enfim, é possível movê-la de várias maneiras. Para voltar à forma “normal”, basta clicar novamente no botão “3D” ou sair do Modo de Inspeção.



CSS, HTML5, WebGL


Entre as mudanças nessa versão do Aurora, houve algumas que são menos perceptíveis. Agora, o navegador adotou o recurso de anti-aliasing para o WebGL, buscando, com isso, melhorar ainda mais o desempenho da ferramenta no que diz respeito ao refinamento dos recursos gráficos exibidos na tela.
O Aurora também passou a contar com uma ferramenta para a inspeção de estilos de CSS. Ele também possui integração com a API para desenvolver aplicações web em tela cheia e suporte para CSS3 3D. Você pode, ainda, obter estatísticas dos vídeos assistidos em HTML5. Isso pode ser feito por meio de um clique com o botão direito do mouse, escolhendo a opção “Show Statistics”.







Nome: Firefox Aurora
Versão: 17 Alpha 2
Desenvolvedora: Mozilla Labs
Sistemas Operacionais Compatíveis: XP/Vista/W7/W8
Licença: Freeware (Gratuito)
Tamanho: 18,60mb


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Comentários agressivos e/ou desrespeitosos serão excluídos e os autores banidos;
- Para postar um comentário é necessário possuir uma conta no Google.